Corpo Freudiano – Escola de Psicanálise de Londrina
A Psicanálise na cidade de Londrina, Paraná, faz jus a um espaço de resistência, peculiar a ela própria, desde seu surgimento.
Nesse sentido, surge o lide com os questionamentos de várias gerações de profissionais da área de como seguir, como realizar uma formação mais democrática, tendo os princípios arraigados do tripé da formação clássica e de uma condição de excelência, o que fazer para potencializar essas reflexões, factíveis. Qual seria a criação de um lugar, um Espírito de Lugar (Genius Loci), que pudesse transcender, até miticamente, a experiência de uma formação de como tornar-se psicanalista e na formação do analista. Havia, até então, uma oferta de formação como especialistas na clínica psicanalítica, por 30 anos aproximadamente, em uma universidade, que abrange uma vasta demanda do hemisfério sul ao norte, que pudesse propiciar uma condição precípua sobre a clínica de pacientes, através de suas próprias práticas, que, no final do cursado, além das realizações as quais apontavam no horizonte, surgiam os desapontamentos sobre não ter para onde continuar e seguir sua formação, um lugar de formação.
Então, entre idas e vindas, progressos e retrocessos, surge com espontaneidade, o impulso de poder trazer uma Escola de Psicanálise para a cidade de Londrina – Paraná, desejo que pode ser compatível com o de outras pessoas e exequível, a partir da iniciativa de uma pessoa, a qual pode transmitir o desejo e a iniciativa de muitas, e pudesse ser acolhida por uma Escola que exala formação, um ícone da psicanálise e de seus representantes, nos dias de hoje, para o advir surgido de um passado atravessado por resistências, assim como o foi com Freud e sua Psicanálise, surgiu um Genius Loci denominado Corpo Freudiano – Escola de Psicanálise do Rio de Janeiro, a qual comemora seus 30 anos. Associação fundada pelo Prof. Dr. Marco Antonio Coutinho Jorge em agosto de 1994, sob a iniciativa de Alain Didier Weill.
Fez parte do advir dessa escola original a fundação do Corpo Freudiano, Escola de Psicanálise – Núcleo Londrina, como efeito de uma transmissão e de uma transferência de trabalho, fincada nas proposições de Freud, Lacan, Winnicott, e seus seguidores no percurso da Psicanálise, integrados ao nosso próprio advir.
A cerimônia de fundação da Escola de Psicanálise do Corpo Freudiano-Núcleo de Londrina, foi realizada em 26 de julho de 2024, na Associação Médica de Londrina. Na abertura do Cerimonial, manifestamos o quanto nossa cidade orgulhou-se de ter sido contemplada com esta ramificação da Escola de Psicanálise do Corpo Freudiano, nascida no Rio de Janeiro, hoje reunindo uma comunidade de 12 seções e 8 núcleos espalhados por todo o Brasil e no exterior, como na França, Canadá e Estados Unidos.
O Núcleo em Londrina visa oferecer uma Escola, com princípios de formação e de consistência e valorização profissional, uma vez que temos observado que muitos estão banalizando e vandalizando o termo Psicanálise e o percurso de uma formação.
Para fundar a escola, foi convidado o Prof. Dr. Marco Antonio Coutinho Jorge, fundador e diretor da Seção Rio de Janeiro do Corpo Freudiano, que, nessa solenidade, fez uma apresentação da Escola de Psicanálise, com a Conferência: A Formação do Analista.
Ao pensar em Formação, temos em vista que a Psicanálise é doutrina, investigação e prática clínica. Essa consideração nos remete a um lugar – Genius Loci – um Espírito de
Lugar da psicanálise a partir de Freud. Dessa maneira, há esse lugar – que pode criar um espírito de lugar para a nossa Escola e para as gerações que fluem, na busca desse lugar.
Faz sentido aplicar a questão do que é a transmissão da psicanálise para além das universidades, considerando as variáveis como a época, o lugar e a formação sociocultural na história das humanidades. Contata-se, assim, uma trajetória de resistências, impregnada até hoje por questões impeditivas e dogmáticas, como Freud assinalou, em 1914: “Escrever a história dessas resistências parece-me infecundo e inoportuno atualmente. Ela não é lisonjeira para os homens de ciência de nossos dias”. (Freud,1914/2012, p.289).
Nessa história de resistência, citada por Freud desde seu surgimento, vivida como um lugar na margem, um lugar subversivo – A Psicanálise -, o que é possível transmitir do Genius Loci – Espírito de lugar, dentro do lugar da cidade de Londrina, Paraná? O ponto de partida é na perspectiva freudiana, que irá ecoar, em toda a obra dele, a questão da formulação conceitual de uma ideia de topos – de lugar .
Desse lugar surge a proposição de uma iniciativa pessoal e marcada por uma trajetoria da Psicanálise de 30 anos ,dentro e fora de uma universidade e os impasses gerados por essa trajetória. Da coordenação de atividades de pós graduação na Clínica Psicanalítica, Ensino, Pesquisa, Supervisão e Transmissão, aliada ao complexo percurso da própria formação, supervisâo, pratica clínica, estudos teóricos e anos de análise pessoal, inclusive na perspectiva didática. Assim surgiu esse lugar, como efeito dessa histórias e da conjunção de tantas subjetividades implicadas com a busca de um lugar na Psicanálise, fudou-se o Corpo freudiano de Londrina.
Partimos analogamente a Freud que partiu de uma arquitetura da mente, e migramos para uma arquitetura de lugar. Liricamente, assim a psicanálise é elaborada por Freud. Em virtude de tal desafio, igualmente sobre o conceito de lugar – gênio do lugar, pois o lugar da psicanálise nas universidades, nos departamentos, nas escolas, entidades e associações, transita nos moldes da “querela dos métodos”, devido à diversidade de estudiosos da psicanálise que criaram suas próprias conexões em consenso ou dissenso com Freud. Dessa forma, é possível refletir sobre um certo itinerário na construção do Lugar da Psicanálise (Genius Loci) de Freud, sobre o conceito de lugar e a arquitetura de pensamento de Freud, com a ilustração mítica do tal conceito.
Que o aprendiz iniciante na Escola do Corpo Freudiano possa reverberar na “verdade” da Psicanálise, sem os arroubos do engessamento institucional e da vaidade narcísica.
Desse modo, será o Corpo Freudiano – Escola de Psicanálise Londrina um Genius Loci, que, em sua genealogia, surge como um desdobramento da Escola de origem Corpo Freudiano – Escola de Psicanálise Rio de Janeiro, instituição a qual criou um lugar aos psicanalistas e ao advir da formação em Psicanálise, a possibilidade de superar as suas transferências institucionais. E, assim, gerando tantos frutos para além do conhecido, produzindo uma transferência de trabalho que revele sua autoria e autonomia de pensamento: há o lugar (Genius Loci) Corpo Freudiano -Londrina.
A função psicanalítica de alguém não está plenamente estabelecida enquanto o indivíduo não se torna, realmente, um investigador que passa pela experiência emocional de uma análise pessoal, estudos teóricos fundamentados e com supervisões de uma prática clínica apurada e depurada de seus vícios e iatrogenias. O Ethos da psicanálise demanda um lugar sempre para mais além. Afinal, instituições criam suas próprias linguagens.
Assim, a Corpo Freudiano – Escola de Psicanálise Londrina é um lugar, um espírito de Lugar, um tópos, condizente com a própria arquitetura da Psicanálise de Freud, e seus seguidores. Um lugar o qual todos possam debater suas preconcepções a respeito da Psicanálise e sua formação, frente à universalidade do que ela representa, ainda sofrendo muita resistência, em concepção com seus estilos, na incompletude da verdade de cada um. Haja vista o âmbito ficcional de algumas formações e de uma essência constituída na prática clínica, que produz infinitamente efeitos e transformações na constituição das subjetividades e do Lugar – Genius Loci pessoal, construído no pacto social das proibições desde os seus primórdios com sua obra – Freud, ilustrado perentoriamente em “Totem e Tabu”.
Desse Pacto, surgiu a Ética, a Religião, a organização Social, em suma, a Cultura. Então, nessa cultura da Culpa e Da Responsabilidade, a Psicanálise é a linguagem da exceção.
Visto que ser psicanalítico significa não cumprir os desígnios do assujeitamento aos suas dogmas, aos gurus, muitas vezes sem sentido para a verdade da Psicanálise, numa constante crítica das influências do passado e do presente visto que a ausência da verdade impede a autonomia, a liberdade, a criatividade. Será que existe o presente ou a experiência de um futuro já está acontecendo?
Haja vista a ausência da verdade nas deformidades de uma formação, e das mazelas dos diferentes lugares, conclui-se que Freud vive! A Psicanálise continua viva! Há um Genius Loci – lugar do Corpo Freudiano da Escola de Psicanálise na cidade de Londrina,
Paraná.
O Corpo Freudiano Londrina , rege seu trabalho de forma autônoma , apoiando espaços de trabalho que possam transcender os dogmas de uma Escola ou outra, bem como seus desdobramentos. Advogam princípios que nos libertam dos dogmas e das idiossincrasias locais e regionais. Prima pela transmissão da Psicanálise com o intuito de compartilhar experiências analíticas, aos interessados e pricipalmente àqueles “ que desejam se tornar analistas “. O Corpo Freudiano Londrina está em estreita conexão e vinculado às Escolas Nacionais e Internacionais, que compartilham suas atividades de forma privilegiada.
As propostas ofertadas pela Corpo Freudiano – Escola de Psicanálise – Núcleo Londrina.
1- Percurso de Formação Fundamental: Estudos teóricos. Módulos semestrais de formação das obras de Freud, Lacan e Winnicott; Oficinas Clínicas; Cursos, Seminários de leitura de Lacan. Além de todas as atividades suplementares descritas abaixo.
2- Atividades de Formação Permanente ou Suplementar: Seminários, Grupos de Estudo, Oficinas de Leitura, Eventos, Encontros (nacionais e internacionais). Além do acesso a todos os estudos teóricos a partir do interesse pessoal.
As proposições acima, ratificarão o interesse na Formação de Analistas, ao comporem fases dessa formação e de forma diferenciada, já como Membros Associados do Corpo Freudiano – Escola de Psicanálise – Núcleo Londrina: Cursos semestrais, Seção clínica, Grupos de supervisão, Análise pessoal com analistas da Escola e de Outras, Estudo de casos clínicos da literatura, Jornadas semestrais da Escola com apresentação de trabalhos, Ateliês de leitura.
3- Formação de analistas a partir do segundo semestre de 2025,
4- Implantação da Secretária Clínica , a partir do primeiro Semestre de 2026.