HISTÓRICO
Imperatriz cidade localizada às margens do Rio Tocantins, a oeste do Estado do Maranhão, considerada a segunda maior cidade, hoje com 260 mil habitantes, é considerada um pólo universitário, comercial e de serviços de saúde para as pessoas das cidades vizinhas dos estados do Maranhão, Pará e Tocantins. Imperatriz tem se tornado um pólo acadêmico com a abertura de várias faculdades e cursos.
A transmissão da Psicanálise em Imperatriz teve início antes do surgimento dos cursos de Medicina (2014) e Psicologia (2016) nas Universidades locais. A partir do ano de 2000, um grupo de profissionais da área da saúde e da educação iniciaram leituras das obras de Freud, coordenadas por Mônica da Costa Britto P. Marques, todas as quartas- feiras, no espaço do seu consultório particular. Oriundos do desejo advindo das leituras psicanalíticas foram realizados, entre os anos de 2002 a 2005, quatro Encontros de Psicanálise, com seminários abertos à comunidade, na Associação Médica de Imperatriz – AMI, com a presença de palestrantes psicanalistas vindos da Fazenda Freudiana de Goiânia/GO . Através de cursos, seminários e estudos realizados com o psicanalista Marco Antônio Coutinho Jorge, do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – seção Rio de Janeiro surgiu a possibilidade de fundar uma seção em Imperatriz, com o intuito de possibilitar a transmissão e a formação do psicanalista. Sendo assim , em dezembro de 2006 , com a presença do Psiquiatra e psicanalista, diretor do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – seção Rio de Janeiro em um momento aberto à comunidade imperatrizense na Associação Médica, foi realizado o ato de fundação da seção Imperatriz, tendo como membros fundadores: Mônica da Costa Britto Pereira Marques, Itamar Dias Fernandes, Elizabete Silva Pereira, Ana Maria Siqueira de Baptista, Nara Siqueira de Baptista, Ana Meire Filgueira Santos e Neusa Araujo de Oliveira.
O Corpo Freudiano – seção Imperatriz é uma Instituição sem fins lucrativos, com finalidade do estudo, pesquisa e transmissão da psicanálise. Lugar de formação do psicanalista e transmissão da Psicanálise, sendo que o eixo teórico é constituído pela obra de Freud e ensino de Lacan.
Em 2009, realizamos a I Jornada do Corpo Freudiano – Escola de Psicanálise, com o tema: Criança – Que sujeito é esse? Tivemos a presença de palestrantes do Rio de Janeiro – Teresinha Costa, São Luis – William Amorim e Imperatriz – Mônica C.B.P.Marques.
No período de 2006 até 2018 foram promovidos pela seção vários seminários, cursos, lançamento de livros, cine- psicanálise e palestras com psicanalistas das seções do Rio de Janeiro, Fortaleza e São Luís.
FORMAÇÃO BÁSICA
Início: 06 de fevereiro 2019
Dia: Quartas-Feiras
Horário: das 19:00 às 20:30 horas.
Módulo: Édipo e Castração
A programação e bibliografia será entregue no dia 06/02/2019.
Coordenação: Mônica da Costa Britto P. Marques
FORMAÇÃO PERMANENTE
Início: 06 de fevereiro de 2019
Dia: Quartas-Feiras
Horários: às 20:30 horas.
Grupo de estudos
1 . Estudos psicanalíticos sobre a Adolescência.
Coordenação: Mônica da Costa Britto P. Marques2.
Estudos sobre Psicopatologia e Psicanálise com crianças.
Coordenação: Mônica da Costa Britto P. Marques
CARTEL
• Psicanálise com Crianças
• Início a partir do dia 02 de fevereiro de 2019
• Encontro quinzenal aos sábados , às 15:30 horas.
Direção: Mônica da Costa Britto P.Marques
Secretaria: Elizabete Silva Pereira
Tesouraria: Ana Maria Siqueira de Baptista e Adriana Raiol
Publicações e Eventos: Bruna Mello Oliveira
Administração: João Marcelo Trovão
COLEGIADO
Mônica da Costa Britto Pereira Marques | Itamar Dias Fernandes | Elizabete Silva Pereira | Ana Maria Siqueira de Baptista | Ana Meire Filgueira Santos
Av. Bernardo Sayão , nº 770 , esquina com Coriolano Milhomem – Imperatriz – MA
Tel.: (99) 98111-7948