A ideia de constituir uma Rede Americana de Psicanálise – RAP – surgiu em 2013 entre psicanalistas do $eminario Psicanalítico (Tucumán – Argentina) e do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise (Brasil), com o objetivo de incentivar as trocas e o trabalho conjunto em diferentes localidades da América onde é praticada e transmitida em prol do progresso da psicanálise.

A originalidade da proposta residiu na possibilidade de estabelecer laços entre diferentes associações de psicanálise cuja orientação é baseada na trilha aberta pelo ensino de Jacques Lacan em seu retorno à obra de Freud, sediadas nos continentes americanos, à semelhança de tradicionais instituições que congregam associações de psicanálise do continente europeu.

O dispositivo inicial da RAP foi configurado segundo a lógica borromeana: três instituições fundadoras e, a cada Jornada, o convite para uma associação participar como Mais-Um

A fundação da RAP se deu na Cidade do México, quando se reuniram analistas do $eminário Psicoanalítico (Tucumán – Argentina), do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise e da Red Analítica Lacaniana, anfitriã da I Jornada sobre o tema “Psicanálise: clínica e cultura”, realizada nos dias 22 e 23 de março de 2013. 

A II Jornada aconteceu em 1º de novembro de 2014, teve como tema “Os destinos do amor” e foi realizada em Pirenópolis, Brasil, com psicanalistas do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise, do $eminário Psicoanalítico (Tucumán – Argentina) e analistas convidados da Après-Coup Psychoanalytic Association, de Nova Iorque (EUA). 

Nos dias 21, 22 e 23 de abril de 2016, foi realizada a III Jornada da RAP em Tafí del Valle, Argentina. Desta vez os trabalhos se deram em torno do tema “Sexualidade e laços sociais”. Participaram como convidados psicanalistas da Escuela de la Letra Psicoanalítica (Cidade do México) e Après-Coup Psychoanalytic Association (Nova Iorque). O Corpo Freudiano Escola de Psicanálise e o $eminario Psicoanalítico (Tucumán – Argentina) foram os organizadores.

A IV Jornada sobre “A cultura entre a vida e a morte” foi realizada em Oaxaca, México, nos dias 19, 20 e 21 de abril de 2018. Desta vez, o Corpo Freudiano Escola de Psicanálise, o $eminario Psicoanalítico e a ESLEP – Escuela de la Letra Psicoanalítica (Cidade do México) foram os organizadores. Participaram como convidados analistas do Canadá e da Costa Rica. 

A RAP é uma construção que vem se fazendo a cada encontro, realizado sempre de maneira extremamente colaborativa. O laço entre os diversos analistas participantes é firmado por uma transferência de trabalho que se consolida nas diferenças e se firma numa ética desejante em nome do legado de Freud e do ensino de Lacan. O objetivo da RAP é promover um funcionamento dinâmico e proativo, onde o próprio funcionamento regula os moldes dos encontros pautados.

Dentre os diversos frutos dos trabalhos realizados nas Jornadas, destaca-se a publicação do livro Sexualidad y los lazos sociales, organizado por Ana Petros (Buenos Aires: Letra Viva, 2018) e contendo textos apresentados em diferentes Jornadas. 

A V Jornada da RAP se desenrolará no Rio de Janeiro, em 31 de março e 1º de abril de 2023, em torno do tema “Sua Majestade o Eu – Narcisismo na teoria, na clínica e na cultura”. Participarão analistas do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise (Brasil, França, EUA), $eminário Psicoanalítico (Tucumán – Argentina), Lacan Salon (Vancouver, Canadá), Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil), Colégio de Psicanálise da Bahia (Salvador, Brasil), Association Psychanalytique de France (Paris, França).

Instituições Convocantes

Comissão Organizadora

Denise Maurano
Eliane Carvalho Dalmácio
Heloneida Neri
Marco Antonio Coutinho Jorge
Tania Rosas

Participantes Confirmados