Seção Rio de Janeiro

Rua Hermenegildo de Barros, 27/2º andar Santa Teresa
Metrô Glória
CEP 20241-040
Telefone (21) 2295-0337
riodejaneiro@corpofreudiano.com.br

FORMAÇÃO BÁSICA

A Formação Básica tem como objetivo introduzir, por meio do Curso de Introdução à Obra de Sigmund Freud e ao Ensino de Jacques Lacan, e de Grupos de Estudo, as linhas gerais dos pensamentos freudiano e lacaniano. Os principais conceitos criados por Freud, desde o nascimento da Psicanálise até a revolução trazida pelo segundo dualismo pulsional, são apresentados numa visão de conjunto, retraçando a complexa evolução conceitual da Psicanálise, em suas vertentes essenciais: metapsicológica e clínica.

Considerando-se o retorno a Freud, proposto por Lacan, uma referência imprescindível para a Psicanálise contemporânea, o estudo de seus seminários e escritos constitui, igualmente, um contínuo objeto de investigação, paralelo ao da obra freudiana.

A Formação Básica se divide em cinco módulos, cada um compreendendo um curso sobre um tema em Freud e Lacan:

  •  Real, Simbólico e Imaginário
  •  Inconsciente e pulsão
  • Transferência e repetição
  • Édipo e castração em Freud e Lacan
  • Introdução às estruturas clínicas

Os associados que participam da Formação Básica deverão participar de ao menos mais uma atividade, dentre as oferecidas na Formação Permanente. Ao final de Cada módulo, deverá ser produzido um trabalho com mais ou menos três laudas e apresentado durante um encontro no encerramento da atividade do semestre. Ao final dos cinco módulos deverá ser apresentado um trabalho que articule o percurso teórico na Formação Básica.

Este curso se destina não só àqueles que pretendem dirigir sua formação psicanalítica para a prática clínica (dos quais se requisita a entrada em análise, elemento primordial do tripé que constitui a formação do psicanalista), como também àqueles que pretendem conhecer teoricamente os fundamentos do pensamento de Freud e Lacan.

É preciso sublinhar que a Formação Básica não possui um fim em si mesma; ao contrário, ela é concebida como uma parte da Formação Permanente. O Corpo Freudiano almeja produzir com a primeira as condições para que o trabalho possa se realizar na segunda.

Os interessados na Formação Básica devem marcar uma entrevista pelo telefone 2295-0337.

Para participar das demais atividades, a inscrição poderá ser feita diretamente na Secretaria.