Seção Rio de Janeiro

Rua Hermenegildo de Barros, 27/2º andar Santa Teresa
Metrô Glória
CEP 20241-040
Telefone (21) 2295-0337
riodejaneiro@corpofreudiano.com.br

ESTRUTURA

O Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção Rio de Janeiro, estrutura todas as suas atividades visando a formação do psicanalista e a transmissão da psicanálise.

Se, por um lado, o Corpo Freudiano adota a visão lacaniana da formação psicanalítica como saber inacabado, que se faz e se refaz de modo permanente, por outro, não desconhece as dificuldades inerentes ao estudo da teoria psicanalítica para aquele que inicia seu percurso. Justamente por isto se constitui de três Secretarias: Ensino, Clínica e Publicação.

Essa estruturação é a resposta dos psicanalistas do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção Rio de Janeiro à pergunta de Jacques Lacan — “O que a psicanálise nos ensina, como ensiná-lo?” —, formulada na comunicação A Psicanálise e seu Ensino, em 23 de fevereiro de 1957. É, também, uma forma de insistir na articulação, tão cara à Psicanálise, entre teoria e práxis, sobre a qual é preciso lembrar que não se reduz aos problemas técnicos que surgem na experiência clínica. Os fundamentos da Psicanálise, como nos ensina Lacan no Seminário 11: Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise, de 1964, fazem “parte da própria práxis”, na medida em que o ensino desses fundamentos é dirigido “para algo que é elemento dessa práxis, isto é, a formação do psicanalista”.

DIREÇÃO:
Marco Antonio Coutinho Jorge

COLEGIADO:
Denise Maurano
Evair Marques
Marco Antonio Coutinho Jorge
Nadiá Paulo Ferreira
Teresinha Costa

SECRETARIAS:
ENSINO: Sonia Leite
CLÍNICA: Nadiá Paulo Ferreira
PUBLICAÇÕES: Tania Quintas Grego Rosas
CARTÉIS: Sonia Leite
EVENTOS: Denise Maurano