A ideia de constituir uma Rede Americana de Psicanálise – RAP – surgiu em 2013 entre psicanalistas do $eminario Psicanalítico de Tucumán (Argentina) e do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise (Brasil), com o objetivo de incentivar as trocas e o trabalho conjunto em diferentes localidades da América onde é praticada e transmitida em prol do progresso da psicanálise.

A originalidade da proposta residiu na possibilidade de estabelecer laços entre diferentes associações de psicanálise cuja orientação é baseada na trilha aberta pelo ensino de Jacques Lacan em seu retorno à obra de Freud, sediadas nos continentes americanos, à semelhança de tradicionais instituições que congregam associações de psicanálise do continente europeu.

O dispositivo inicial da RAP foi configurado segundo a lógica borromeana: três instituições fundadoras e, a cada Jornada, o convite para uma associação participar como Mais-Um

A fundação da RAP se deu na Cidade do México, quando se reuniram analistas do $eminário Psicoanalítico de Tucumán, do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise e da Red Analítica Lacaniana, anfitriã da I Jornada sobre o tema “Psicanálise: clínica e cultura”, realizada nos dias 22 e 23 de março de 2013. 

A II Jornada aconteceu em 1º de novembro de 2014, teve como tema “Os destinos do amor” e foi realizada em Pirenópolis, Brasil, com psicanalistas do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise, do $eminário Psicoanalítico de Tucumán e analistas convidados da Après-Coup Psychoanalytic Association, de Nova Iorque (EUA). 

Nos dias 21, 22 e 23 de abril de 2016, foi realizada a III Jornada da RAP em Tafí del Valle, Argentina. Desta vez os trabalhos se deram em torno do tema “Sexualidade e laços sociais”. Participaram como convidados psicanalistas da Escuela de la Letra Psicoanalítica (Cidade do México) e Après-Coup Psychoanalytic Association (Nova Iorque). O Corpo Freudiano Escola de Psicanálise e o $eminario Psicoanalítico de Tucumán foram os organizadores.

A IV Jornada sobre “A cultura entre a vida e a morte” foi realizada em Oaxaca, México, nos dias 19, 20 e 21 de abril de 2018. Desta vez, o Corpo Freudiano Escola de Psicanálise, o $eminario Psicoanalítico e a ESLEP – Escuela de la Letra Psicoanalítica (Cidade do México) foram os organizadores. Participaram como convidados analistas do Canadá e da Costa Rica. 

A RAP é uma construção que vem se fazendo a cada encontro, realizado sempre de maneira extremamente colaborativa. O laço entre os diversos analistas participantes é firmado por uma transferência de trabalho que se consolida nas diferenças e se firma numa ética desejante em nome do legado de Freud e do ensino de Lacan. O objetivo da RAP é promover um funcionamento dinâmico e proativo, onde o próprio funcionamento regula os moldes dos encontros pautados.

Dentre os diversos frutos dos trabalhos realizados nas Jornadas, destaca-se a publicação do livro Sexualidad y los lazos sociales, organizado por Ana Petros (Buenos Aires: Letra Viva, 2018) e contendo textos apresentados em diferentes Jornadas. 

A V Jornada da RAP se desenrolará no Rio de Janeiro, em 31 de março e 1º de abril de 2023, em torno do tema “Sua Majestade o Eu – Narcisismo na teoria, na clínica e na cultura”. Participarão analistas do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise (Brasil, França, EUA), $eminário Psicoanalítico de Tucumán (Argentina), Lacan Salon (Vancouver, Canadá), Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil), Colégio de Psicanálise da Bahia (Salvador, Brasil), Association Psychanalytique de France (Paris, França).