Seção Goiânia

Praça Comendador Germano Roriz (Praça do Cruzeiro),

Nº 27, Sala 101, Edifício Santa Mônica, Setor Sul

Goiânia – GOIÁS

CEP 74.093-320

Tel 62 8111-3959 / 3275- 3432

goiania@corpofreudiano.com.br

corpofreudianogoiania@gmail.com

PROGRAMAÇÃO 2016.1

 

Grupos de Estudos

 

O Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção Goiânia oferece os seguintes Grupos de Estudos (gratuitos e abertos a todos interessados):

A perversão na vida cotidiana

 

Segundo Freud, a civilização é fundamentada na regulação dos impulsos individuais em função da sobrevivência coletiva. Grosso modo, pode-se pensar que a civilização consiste na organização do gozo. De modo mais específico, o processo civilizatório claudica em tentativas mais ou menos insistentes de sistematizar e distribuir as maneiras de gozar. Essas ideias podem ser lidas, por exemplo, em Moral sexual civilizada e doença nervosa moderna (1909) e em Totem e Tabu (1913). Cada modo de organização social, bem como, cada modo de produção tenta estabelecer meios e maneiras para o sujeito gozar.

Uma vez que sujeito e laço social são realidades que se constituem reciprocamente, ou seja, não há subjetividade que se produza fora do laço social, cada época, inclusive a atual, apresenta em suas coordenadas discursivas as im-possibilidades do gozo. Fazendo surgir a questão: como se dão os modos de gozo na atualidade? Como o mundo atual articula a Lei e as im-possibilidades do gozo? Pode-se pensar, por exemplo, na violência e na barbárie cotidianamente exibida como sintomas decorrentes do modo como cada sujeito toma ou não para si as coordenadas de gozo presentes no laço social?

É a partir de questões como estas que a presente proposta de estudo pretende orientar-se em sua visada frente ao que, no campo psicanalítico, é organizado em torno da noção de perversão. Pretende-se refletir acerca de como, ao longo da história, o mundo ocidental lidou e lida com o que advém do desmentido da Lei em seu sentido simbólico, para além do seu sentido jurídico.

Além disso, pretende-se questionar a noção de perversão no campo psicanalítico buscando destacar sua fundamental relevância clínica e política. Importância política que ganha relevo à medida que, no campo psicanalítico, é intrínseca à noção do homem enquanto falta-a-ser, ou seja, em psicanálise a política é orientada pela ética do desejo. Esse enlace entre política e ética estabelece que a clínica psicanalítica considera o sujeito em suas múltiplas possibilidades de satisfação e gozo. Nesse sentido, a práxis psicanalítica visa possibilitar o confronto e a responsabilização pelo sujeito frente aquilo que o ultrapassa e que pode levá-lo ao excesso por vezes tomado como perigoso – peri-gozo, que circunscreve o gozo – tanto para o próprio sujeito quanto para o pacto civilizatório.

  • Encontros semanais: Segunda-feira – 10h30
  • Local: Centro de Psicologia da UFG – Rua 235, n. 575 – Setor Universitário.
  • Responsável: Altair José dos Santos – altairjsantos@gmail.com

 

Leitura Freud

 

O grupo se propõe a ler Freud. Não há escolha de um eixo temático ou de uma ordem cronológica, a ideia é de lermos e discutirmos obras que por algum motivo chamam a atenção dos integrantes. Este grupo é tanto para aqueles que estão iniciando as leituras em psicanálise, quanto para aqueles que não se cansam da letra freudiana e sabem que há sempre algo que passou despercebido.

  • Encontros semanais: Segunda-feira – 18h
  • Texto base: O Problema Econômico do Masoquismo, de Freud (1924) e ‘Uma criança é espanada’ – uma contribuição ao estudo da origem das perversões sexuais, de Freud (1919)
  • Local: sede do Corpo Freudiano Goiânia
  • Responsável: Rafaela Brandão Alves – brandaoalvespsi@gmail.com

 

Introdução à leitura de Lacan 

 

Este grupo introdutório percorre os fundamentos do ensino de Jacques Lacan por meio da discussão de textos fundamentais do seu pensamento, visando uma aproximação das principais contribuições deste importante psicanalista na sua retomada dos textos freudianos.

  • Encontros semanais: Segunda-feira 19h às 20h30
  • Texto base: O Seminário livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise, de Jacques Lacan
  • Local: sede do Corpo Freudiano Goiânia
  • Responsáveis:   Altair José dos Santos – altairjsantos@gmail.com; Roberta F. Borges – robertafbborges@gmail.com

 

Introdução à Psicanálise Lacaniana

 

Este grupo se propõe a percorrer as principais bases que estruturaram os escritos de Lacan, por meio da retomada de conceitos cruciais e das várias referências teóricas que sustentaram seu pensamento. O grupo destina-se a todos os iniciantes à psicanálise lacaniana e àqueles que desejam retomar os conceitos fundamentais.

  • Encontros semanais: Terça-Feira 18h
  • Texto base: Introdução à leitura de Lacan: O inconsciente estruturado como linguagem – Joel Dor, 2003.
  • Local: Sede do Corpo Freudiano Goiânia
  • Responsável: Tatiely Pereira de Araújo – tatiely.p@gmail.com

 

Estética e Ética do desejo, leituras clínicas

 

Esta é uma proposta de aproximação com as nuanças da ética e da estética clínica.  Um convite aos interessados na leitura e discussão de casos clínicos psicanalíticos e na aproximação com os lampejos do desejo confidenciado pela linha tênue, entre fantasma e fantasia, traçada pela Letra.

 

  • Encontros semanais: Quinta-feira – 8h30 – 10h;
  • Texto base: Seminário livro 7: A ética da psicanálise, de Jacques Lacan;
  • Local: Sala 229, Faculdade de Educação, segundo andar;
  • Responsável: Marcela Toledo França de Almeida – marcelapsiufg@gmail.com

 

Sobre as psicoses

 

A proposta é adentrar um pouco no insólito mas profícuo campo das psicoses. Campo do qual Lacan tomou como fundamental a ponto de dizer que se ele fosse mais psicótico seria melhor analista. O que Lacan quis dizer com isso? Tal afirmação, parece, remeter à psicose ou à loucura de cada um e se faz presente no cotidiano de qualquer sujeito, disso que o neurótico não quer saber de jeito nenhum, mas que a-com-tece e se revela na clínica.

  • Encontros semanais: Quinta-feira – 10h
  • Texto base: O Seminário livro 3: As Psicoses, de Jacques Lacan
  • Local: sede do Corpo Freudiano Goiânia
  • Responsável: Fernando Pereira Lima – fernandocasillo@gmail.com

* Para participar dos grupos de estudos deve-se fazer contato com os responsáveis para confirmar bibliografia, datas e horários das reuniões.

Endereço da Sede do Corpo Freudiano Seção Goiânia:

Praça Comendador Germano Roriz (Praça do Cruzeiro), nº 27, salas 101 e 102. Edifício Santa Mônica, Setor Sul,

CEP: 74093-320 – Goiânia – GO.