As cidades do Corpo Freudiano

Seção Campos dos Goytacazes

Rua Conselheiro Otaviano, 84 – Sala 801 – Centro

Campos dos Goytacazes – RIO DE JANEIRO

CEP 28.010-140

Tel 22 2723-2948

campos@corpofreudiano.com.br

Fundada em julho de 2003, como um lugar de ensino e de transmissão, com a finalidade de acolher aqueles que têm o desejo de fazer a formação do analista e de estudar a psicanálise na orientação de Freud e Lacan, em sua conexões com outros campos do saber.

Convocatória

 

O ensino e a transmissão da psicanálise dizem respeito ao compromisso que nós, analistas, temos de difundir a psicanálise nos dias atuais. Um discurso fundado por Freud e continuado por Lacan baseado em uma formação contínua e permanente, que exige uma relação não-padronizada com o saber, diferente dos modelos standard. Para isso uma única condição: o desejo que é a garantia única da formação em psicanálise. Nossa convocação para este ano de 2016 é para que possamos continuar nosso percurso teórico em Freud-Lacan, assim como acolher aqueles que desejam se aproximar da psicanálise.

Jornada Interna

 

Este é um espaço para divulgação e discussão dos trabalhos elaborados ao longo de cada ano pelos membros da instituição, resultado do percurso singular em relação à participação em cartéis, seminários ou grupos de leitura. A proposta da jornada anual é de fazer circular a produção de cada um entre todos. Os interessados em apresentar trabalhos, devem procurar a Coordenação de Ensino. Nossa Jornada será realizada no final deste ano e será divulgada na ocasião.

Cartéis

 

Proposto por Lacan, tanto àqueles que praticam a psicanálise quanto, aos que desejam se aproximar dela, o cartel é um dispositivo de trabalho original. Trata-se de um pequeno grupo que se reúne não somente para estudar, discutir conceitos e elaborá-los, mas também para sustentar um lugar de passagem à formação analítica.  O cartel, essa invenção lacaniana, é um dispositivo de ensino privilegiado pela instituição psicanalítica. As pessoas que desejarem incluir-se no trabalho em cartéis devem enviar uma solicitação aos Membros da Comissão de Adesão.

Conselho Diretor

 

Direção: Germano Quintanilha Costa

Coordenação de Ensino: Denise Maciel Gondim

Coordenação Administrativa e Financeira: Hélida Monteiro Hemétrio e Roselane Ribeiro Lopes Alvarenga

Coordenação de Divulgação e Eventos: Elizabeth Chacur Juliboni

Coordenação de Cartéis e Transmissão: Eleonora Dib Chacur Naked

Condições de Ingresso

 

Para participar das atividades do CFCG é necessário entrar em contato com um membro da Comissão de Acolhimento para marcar um horário. Trata-se de uma entrevista de apresentação da instituição e também de apresentação à instituição, fundamental para aqueles que desejam, com ela, fazer laço de trabalho. Os interessados podem entrar em contato com Eleonora Naked (22) 99833-9209 e Denise Gondim (22) 99902-4734.