As cidades do Corpo Freudiano
Corpo Freudiano | Belém
17278
page,page-id-17278,page-parent,page-template-default,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-6.1,wpb-js-composer js-comp-ver-4.9.1,vc_responsive
topo-belem

Seção Belém

Travessa Presidente Pernambuco, 426 – Casa 36

Vila Francisco Soares – Batista Campos

Belém – PARÁ

CEP 66.015-200

Tel 91 8070-0053 e 9166- 9178

belem@corpofreudiano.com.br

formacao_basica_2017

Vagas para a Formação Básica – 2017.2

 

O Corpo Freudiano é um lugar de transmissão da Psicanálise voltado para o ensino e a pesquisa, que reúne psicanalistas, estudantes de Psicanálise e estudiosos de outros campos do saber. Seu objetivo é sustentar um espaço discursivo que mantenha uma relação essencial com o saber, seja este da Psicanálise, seja de outros campos teóricos que importem na fundamentação e no aprimoramento dos desenvolvimentos freudianos. Seu eixo teórico é constituído pela obra de Sigmund Freud e pelo ensino de Jacques Lacan.

 

O Corpo Freudiano – Escola de Psicanálise –Seção Belém, fundado em 24 de janeiro de 2011 sob a direção de Silvia Maria de Souza Levy e coordenação de ensino de Maria Filomena Pinheiro Dias, estrutura todas as suas atividades visando a formação do psicanalista e a transmissão da Psicanálise.

 

Tem como proposta investigar como os diferentes elementos do tripé constituído pela análise pessoal, pelo estudo da teoria psicanalítica e pela supervisão do analista em formação enunciados por Sigmund Freud, estão articulados com a questão fundamental da transmissão da psicanálise. Para fazê-lo é necessário recorrer ao que Jacques Lacan redimensionou passo a passo, sem romper com a tradição clássica, no que diz respeito à formação do analista.

 

A Formação Básica tem como objetivo introduzir, por meio de cursos regulares sequenciais e de grupos de estudo, as linhas gerais do pensamento freudiano e lacaniano. Os principais conceitos criados por Freud, desde o nascimento da Psicanálise até a revolução trazida pelo segundo dualismo pulsional, são apresentados numa visão de conjunto, retraçando a complexa evolução conceitual da Psicanálise, em suas vertentes essenciais: metapsicológica e clínica. A transmissão é realizada através de seminários, que são ministrados sistematicamente pelas psicanalistas Silvia Maria de Souza Levy e Maria Filomena Pinheiro Dias, além de outros psicanalistas convidados.

 

REQUISITOS NECESSÁRIOS

O candidato deverá escrever uma carta de intenções, expondo os motivos pelos quais deseja se filiar ao Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Belém, e fazer algumas considerações sobre sua trajetória profissional. A carta deverá ser acompanhada de cópia de seu Curriculum Vitae (completo ou resumido), além de seus contatos telefônicos e e-mail.

 

Após a apreciação desses documentos, será marcada entrevista com as psicanalistas Silvia Maria de Souza Levy ou Maria Filomena Pinheiro Dias.

 

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 15/06/2017  – 15/07/2017

 

PERÍODO DE ENTREVISTAS: a partir do dia 15/07/2017

 

RESULTADO: será enviado por e-mail

 

MAIS INFORMAÇÕES E MATRÍCULA através da Secretaria do Corpo Freudiano conforme abaixo:

 

(91) 98162-7230 /3199-4476
Ou por e-mail: secretaria.corpofreudianobelem@gmail.com

 

Comunicamos que no dia 24 de janeiro de 2011, na cidade de Belém, foi fundado o Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção Belém, por um grupo de psicanalistas oriundos da Associação de Psicanálise de Belém, que vinha realizando há três anos, seminários internos, quinzenais, em torno de textos freudianos e lacanianos, tendo como eixo principal a questão da formação do analista.
Estavam presentes neste ato de fundação: Silvia Levy, Maria Filomena Dias, Roseane Nicolau, SelmaGonçalves, Roberta Gondim, Letícia Bol, Suzana Iketani, Raquel Silva, Ilka Steiner, Daniela Costa, Sonia Caluff, Rita Martins, Iuri Melo, Sérgio Pinheiro e Lorena Bezerra.
Esperamos poder em breve divulgar o histórico que contará sobre o trabalho que este grupo de analistas desenvolve desde 1987, na transmissão da Psicanálise em Belém, que antecede a fundação dessa nova seção do Corpo Freudiano.