As cidades do Corpo Freudiano
Corpo Freudiano | Articulação
17748
page,page-id-17748,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-6.1,wpb-js-composer js-comp-ver-4.9.1,vc_responsive

Articulação

A TRANSFERÊNCIA COMO OBSTÁCULO À REGULAMENTAÇÃO DA PSICANÁLISE

Para concluir retomarei alguns pontos essenciais, a fim de situá-los no contexto de suas implicações para a formação de um analista. Trata-se de abordar de que maneira essa formação alinha-se com a possibilidade de um analista manejar a transferência para fins do tratamento.

O analista, tal como o paciente, não está isento de transferir, a diferença é que se espera que ele, por ter feito o seu próprio percurso de tratamento, esteja supostamente melhor preparado para saber de que são tecidas suas relações pessoais, e não venha a misturá-las com aquelas que estão em jogo para o paciente.  É para poder servir-se da transferência como instrumento de trabalho, que é pré-condição para a assunção da função de analista, que esse se submeta ao tratamento psicanalítico.  Por mais que os estudos teóricos sejam essenciais para sua formação, eles de nada valerão se o sujeito que pretende ocupar essa função não proceder a um tratamento pessoal, no qual o que Lacan  propôs chamar de desejo do analista  possa vir a  comparecer e habilitá-lo, confirmando sua pretensão… (VER MAIS)

TORÇÕES DO FEMININO E FUNÇÃO ANALÍTICA
Denise Maurano *
No seminário A transferência, lê-se que o amor tem relação com os deuses, e se os deuses estão no Real, então o amor tem relação como o Real. A transferência deve servir para interrogar  o objeto para saber qual…. (VER MAIS)

A SITUAÇÃO DA PSICANÁLISE NO BRASIL EM 2005*
Por Denise Maurano (membro do Corpo Freudiano do RJ)
Penso que a situação da psicanálise no Brasil em 2005 não é propriamente o tema de minha fala aqui, mas o assunto geral de nossos trabalhos…. (VER MAIS)

RELIANT LES FORMES DE FORMATION :
Une expérience brésilienne
Denise Maurano
Après beaucoup réfléchir, j´ai décidé que la meilleure contribution que je peux apporter à nos discussions dans le cartel « Formes des Formation »…. (VER MAIS)

LA PSYCHANALYSE DE FREUD ET LA NOTRE
Par Denise Maurano (membre du Corpo Freudiano do RJ)
Circunscreveremos o contexto no qual as entidades psicanalíticas resolveram se articular e se encontram aqui, numa mesma mesa de trabalho…. (VER MAIS)

articulacao